Seguidores

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Texto baseado em slides de acesso público na internet de Rosângela Machado

OUTRO OLHAR, OUTRA VISÃO PARA SE FAZER INCLUSÃO
Profa. Rosângela Machado
rosangela_machado@hotmail.com

Vários átomos se agrupam para formar a molécula, que forma a célula, que forma os tecidos e os órgãos, bem como as famílias, tribos, sociedades e nações, o homem e a mulher e os Sistemas maiores – digestivo, nervoso...
Ou seja, das moléculas temos as organelas (formação celular, relativamente permanente e com função definida), entendendo que já temos as células para poder formar os tecidos e órgãos, os quais formam sistemas maiores (aparelho digestivo, nervoso...). Eles se combinam para formar o homem/ a mulher, com isso, temos condições de formar família, tribos, sociedades, nações.
As suas propriedades não podem se reduzidas as suas partes. Assim, de cada subsistemas temos vários segmentos constituídos por “um todo”. Deste todo temos o Todo Integrado.
A IDÉIA DE SISTEMAS:
u Mundo interligado – biológico, psicológico, social e ambiental.
u Matéria – relação com a mente humana.
u O que é o novo paradigma? É uma nova visão da realidade. São mudanças no pensamento, nas percepções e nos valores.
u Padrões sociais estáticos – mudar para estruturas sociais dinâmicas.
u Idéias fixas – comportamentos rígidos – minorias criativas aparecem e enfrentam os desafios – novas configurações.
ASSIM VEMOS QUE PARTES E TODOS NÃO EXISTEM
SOMOS PARTES E TODOS AO MESMO TEMPO
IDENTIDADE
u Rede neural – conexões – células
u Processos bioquímicos – desejos bioquímicos da célula - criamos identidades.
u Desejos bioquímicos da célula.
u Emoções – cada célula (esfíncter, digestão) está ligada a emoção.
Identidade forma a alteridade que, por sua vez, é formada pela identidade (da parte ao todo).
IGUALDADE:
u Igualdade de pertencer ao sistema. De não estar fora.
u Não é uma uniformização das partes de forma que elas gerem um todo unilateral, conturbado, não criativo.
DIFERENÇAS:
u São elas que formam um todo complexo, criativo, dinâmico e forte.
ALTERIDADE:
u As pessoas com deficiência têm um conceito de si mesmas que precisa ser modificado. Isso não é só psicológico é bioquímico – questão de células.
u Rede de relações.
SEGUNDO CAPRA
u Declínio do patriarcado.
u Declínio da era do combustível fóssil.
u Mudança de paradigma – mudança profunda no pensamento, percepções e valores que formam uma determinada realidade.
COMO PERCEBEMOS A REALIDADE?
u A realidade – Quem a enxerga? Os olhos ou o cérebro?
u Só enxergamos aquilo que temos habilidade para ver.
u A realidade existe por si só ou nós a criamos?
u Nós afetamos a realidade? Como?
u Qual realidade criamos para nós? Gordos, depressivos,...
REALIDADE
u Todas as épocas as gerações têm suas suposições – Exemplo: a pessoa com deficiência mental leve, moderada, severa – tudo isso foi uma suposição e foi o modo que nos levou a perceber uma realidade por um bom tempo.
u Por que não recriamos a realidade? A inclusão é a recriação da realidade.
u Existem infinitas possibilidades, porque o universo não é estático, ele é dinâmico.
u Cérebro/pensamento – Ex.: limão.
u Enxergamos a ponta de um iceberg.
u Sempre haverá a possibilidade.
u A matéria é mil possibilidades.
u A física clássica nos tirou a possibilidade de interagir com a matéria.
u Podemos manipular os átomos.
A REALIDADE E NÓS
u Podemos desaparecer? Claro que sim. Não é uma questão física, mas tem a ver com a área do cérebro ligada a personalidade e com o que pensamos de nós mesmos.
u Podemos pensar outras coisas de nós mesmos? Podemos ser outros? Tudo isso tem a ver com a forma com que nosso pensamento, intenções e atitudes alimentam as nossas células.
u Religar o cérebro – reconectar um novo conceito – isso nos modifica por dentro – de dentro para fora.
u É preciso entender que sou muito mais do que penso que sou.
u Estamos na maioria das vezes presos a conceitos de mundo que não são verdadeiros. É questão de paradigma.
u Muitos desses conceitos nos isentam de nossas responsabilidades.
u Estamos quimicamente presos a conceitos e valores.
u Podemos influenciar o ambiente, a nós, as pessoas, o futuro? Eis nossa responsabilidade.
CérebroÞ CélulaÞ recebe informação do cérebro – hipotálamo/peptídeosÞAbuso emocional/Repetição – célulasÞ Nunca te ensinaram a ser melhor
APRENDIZAGEM
u Crença que o método científico é a única abordagem do conhecimento.
u Concepção do universo como um sistema mecânico composto de unidades materiais elementares.
u Concepção da vida em sociedade como uma luta competitiva.
u Crença no progresso material ilimitado, por meio do crescimento econômico e tecnológico.
u Método racional – gera o pensamento linear, concentrado. Pertence ao domínio do intelecto. Mensuração e classificação. Lado mais condicionado.
u Método intuitivo- experiência direta, não-intelectual, estado ampliado de percepção consciente. Lado mais criativo
u Progresso – predominantemente racional e intelectual, assim ele é unilateral e isso traz prejuízos ao mundo.
u Não temos conhecimento suficiente de nossa beleza interior. Construímos conceitos, idéias de fora para dentro.
u Como funcionamos de dentro para fora? Estamos tão acostumados a funcionar de fora para dentro. Roupas, cabelos, corpo,...
u Temos vícios impregnados pelo mundo externo – células – Precisamos aprender a sonhar com coisas melhores, precisamos ensinar as pessoas a se verem melhores.
Mas nem todos compreendem o seu poder!
Muitas de nossas barreiras estão em nossas mentes! E é a mente que cria a realidade!
NÃO ESQUECER
Nossa existência tem sentido quando somos criadores e podemos criar um futuro melhor.

A ousadia do fazer é que abre o campo do possível. E é o fazer – com seus erros e acertos – que nos possibilita a construção de algo consistente. (GARCIA, 2001)

As pessoas não passam em vão em nossas vidas!
Goethe

Antes do compromisso, há hesitação, a oportunidade de recuar; uma ineficácia permanente. Em todo ato de iniciativa (e de criação), há uma verdade elementar cujo desconhecimento destrói muitas idéias e planos esplêndidos. No momento em que nos comprometemos de fato, a Providência também age. Ocorre toda espécie de coisas para nos ajudar; coisas que de outra forma nunca ocorreriam. Toda uma cadeia de eventos emana da decisão, fazendo vir em nosso favor todo tipo de encontros, de incidentes e de apoio material imprevistos, que ninguém poderia sonhar que surgiram em seu caminho. Começa tudo o que possas fazer; ou que sonhas poder fazer: a ousadia traz em si o gênio, o poder e a magia.

Goethe

Nenhum comentário: